Fale conosco

Você sabe o que são ODS?

5 de abril de 2022

Categorias:

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) surgiram em 2015, quando a ONU e seus países membros definiram uma agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, conhecida como Agenda 2030 – que é composta pelos 17 ODS.

Os ODS são fruto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que foram oito grandes objetivos globais assumidos pelos países membros ONU no ano de 2000, que almejavam fazer com que o mundo progredisse rapidamente em relação à eliminação da extrema pobreza e da fome do planeta.

No ano de 2015 foram renovados em 17 ODS que têm como objetivo “assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos”.

Ainda que os objetivos tenham sido assinados como um comprometimento dos países, as empresas, instituições e a sociedade civil têm o papel de atuar em prol de um futuro mais equalitário e com menos assimetrias sociais. Para acessar um descritivo completo dos objetivos, clique aqui.  

Dentre os objetivos, acredita-se que o Brasil deve cumprir apenas a meta relacionada a energia limpa; de acordo com dados do Balanço Energético Nacional Interativo de 2019, 64,9% da energia consumida no Brasil é de fonte hidráulica. O país usa 83% de fontes renováveis para a produção de energia, enquanto a média mundial é de 25%. 

A 2W Energia atua principalmente com a ODS 7, contribuindo para a acessibilidade não só de energia limpa como também renovável, com valores competitivos que trazem economia aos clientes. A longo prazo, este benefício poderá ser levado para todos os consumidores de baixa tensão que, por conta da crise hídrica, têm pagado taxas cada vez mais altas na fatura de energia. 

Além do ODS 7, a 2W também visa trabalhar com outros objetivos tanto com as comunidades onde atua quanto com seus colaboradores. Ações como projetos sociais nas cidades dos parques eólicos, certificações de boas práticas com funcionários e um modelo de negócio que gera renda com comprometimento de aumentar o número de mulheres no setor são algumas das formas que a empresa tem atuado visando um ambiente mais sustentável.  

2W Energia