Fale conosco

O que é o certificado I-REC? Como obtê-lo?

O International REC Standard (I-REC) é um sistema que viabiliza a certificação da energia renovável, por meio do rastreamento de características ambientais relacionadas a energia. Essa certificação é global e, por ser auditada, traz segurança e credibilidade para as empresas que a aderem.  

O I-REC é um facilitador no objetivo de zerar emissões de carbono que são atreladas ao consumo de energia, seguindo a metodologia do GHG Protocol, que também pode ser utilizada no Escopo 2 (mapeamento de fontes que provocam emissões de gás de efeito estufa de forma indireta). 

Ao possuir a certificação I-REC, obtém-se a garantia aos consumidores que a energia comprada foi considerada limpa, ou seja, sem emissões de gases ou que tenha causado outros danos ao meio ambiente. 

Saiba como ter a certificação I-REC para sua empresa entrando em contato com a nossa equipe. Foto: Unsplash

Desde 2011, o Instituto Totum é o orgão emissor local e representante do I-REC Standard no Brasil, tendo autoridade para registrar, supervisionar e auditar os geradores de energia renovável, além de emitir os I-RECs em nome da I-REC Standard para os autorizados, como a 2W Energia. Esse processo é feito em parceria com a ABRAGEL (Associação Brasileira de Energia Limpa) e ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica).

Para ser emitente de I-REC, a 2W aderiu ao Código I-REC e passou por uma auditoria documental e faz parte da Plataforma I-REC, que permite a emissão e transferência de I-RECs, em que cada I-REC equivale a 1MWh de energia gerada. Se deseja obter o certificado, entre em contato com nosso time. No ano passado, a 2W emitiu 203495 para 8 empresas.

2W Energia