Fale conosco

O que é a Geração de Energia Solar Fotovoltaica?

16 de novembro de 2021

O sistema de fornecimento de eletricidade existente baseado principalmente em combustíveis fósseis e energia nuclear não é compatível com o desenvolvimento sustentável. Em nível global, esse tipo de geração de eletricidade dá origem a 26% das emissões de gases de efeito estufa, o que a torna uma das principais causas das mudanças climáticas. À medida que a demanda por eletricidade aumenta, a atenção se volta para as enormes fontes de energia que estão presentes na natureza — por exemplo, o sol. Nunca houve dúvidas sobre a magnitude desses meios geradores de energia solar, mas o desafio sempre foi em como aproveitá-los para atender à demanda por eletricidade confiável, acessível e renovável. Neste post, abordaremos as principais informações sobre energia solar fotovoltaica. Confira!

O que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. Esse tipo de energia é uma das tecnologias de geração de luz renovável de crescimento mais rápido no mundo e que está pronta para desempenhar um papel importante no futuro da geração de eletricidade de forma sustentável. O sistema pode variar muito em tamanho, desde pequenos geradores para autoconsumo ou sistemas portáteis a usinas de geração em grande escala.

Como a geração de energia ocorre?

O funcionamento da energia solar fotovoltaica é baseado no fenômeno que ocorre quando partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar, gerando um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua, chamada de energia solar fotovoltaica.

Existem três principais tipos de sistema de energia solar, são eles:

Sistema fotovoltaico on grid

O sistema solar on grid ou vinculado à rede é de longe o mais comum e amplamente usado por residências e empresas. Esse sistema não precisa de baterias e utiliza inversores solares ou microinversores e estão ligados à rede elétrica pública. Qualquer excedente de energia solar que a unidade gerar é exportado para a rede elétrica e geralmente a mesma unidade recebe créditos pela energia que exportou.

Sistema fotovoltaico off grid

Um sistema off grid não está conectado à rede elétrica e, por isso, exige armazenamento de bateria. Esse sistema deve ser projetado de forma adequada para que gere energia suficiente ao longo do ano e tenham capacidade de bateria suficiente para atender aos requisitos do lugar, mesmo no auge do inverno, quando

geralmente há menos luz solar.

Sistema Híbrido

Esse sistema combina o armazenamento solar e de bateria e está disponível em inúmeras formas e configurações. Isso significa ser capaz de armazenar a energia solar gerada durante o dia e utilizá-la à noite. Quando a energia armazenada se esgota, a rede está lá como um backup, possibilitando que os consumidores tenham o melhor dos dois mundos.

Quais os benefícios da energia solar fotovoltaica?

Algumas vantagens podem ser observadas com esse tipo de energia solar, tais como:

  • ela não emite gases de efeito estufa que causam o aquecimento global nos processos de geração de energia, fazendo com que se torne uma solução mais limpa e viável para prevenir a degradação ambiental;
  •  essa energia solar é fonte inesgotável em comparação com as convencionais — como carvão, gás, petróleo e nuclear — pois é de origem limpa e está amplamente disponível tornando-a essencial num sistema de energia sustentável que permite o desenvolvimento;
  •  existe competitividade uma vez que a energia solar renovável é mais barata do que as energias convencionais reduzindo drasticamente seus custos, sendo concorrente com as fontes convencionais em um número cada vez maior de localidades.

A geração de energia solar fotovoltaíca, além de ser uma tecnologia econômica e renovável, também colabora para um mundo mais sustentável. Por esse razão, a energia solar e a sustentabilidade apresentam inúmeros benefícios para o meio ambiente, como a diminuição de do uso das fontes contaminadoras e de gases do efeito estufa, atenuação do desmatamento e aumento do uso de recursos naturais. A economia de escala e a inovação fazem com que esse sistema gerador de eletricidade

renovável se transforme na solução mais sustentável, não apenas ambientalmente, mas também economicamente, para abastecer todos os territórios. Você gostou deste texto sobre geração de energia solar fotovoltaíca? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada e saber mais sobre soluções inovadoras!



2W Energia