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Mercado de Energia: Habilidades e Competências para desenvolver sua carreira

23 de março de 2021

setor elétrico e o mercado de energia são ambientes muito dinâmicos, movidos por grandes desafios e cheios de possibilidades para diversos profissionais 

A carreira do profissional de energia pode pautar diversas vertentes, desde a prospecção, projeto, execução, regulação, comercialização, operação e manutenção. Além disso pode haver atuação direta ou indireta nos ambientes de contratação livre ou regulado. 

Esse profissional, que atua ou pretende atuar no mercado de energia, deve se manter atualizado, pois oportunidades surgem ou ficam em evidência para negócios futuros com frequência. 

Mercado Livre de Energia encontra-se em pleno crescimento, com um grande potencial de expansão, com a tendência de entrada cada vez maior de consumidores no Brasil.  

Atualmente, este ambiente pode ser uma realidade aos consumidores que possuem, no mínimo, 500 kW de demanda contratada e que estejam enquadrados no Grupo A (alta tensão), ou ainda através de comunhão de carga de consumidores menores. Se aprovado o Projeto de Lei 414/2021, todos os consumidores, inclusive do Grupo B (baixa tensão), poderão ser consumidores livres. Portanto, um mercado com muitas perspectivas. 

A atuação neste ambiente contempla diversos profissionais, como administradores, engenheiros, meteorologistas, economistas, advogados, etc. Então, quais conhecimentos, capacidades e habilidades são desejadas para os profissionais do mercado de energia? CapacitaçãoProatividade!

Parece uma resposta simples, mas vejamos o que faz mais sentido desenvolver dentro dessas duas competências.   

CAPACITAÇÃO NO MERCADO DE ENERGIA  

As Universidades geralmente não trazem a capacitação necessária para entendimento do mercado de energia, então, entender o seu funcionamento básico é a primeira etapa, bem como conhecimentos gerais da regulação e de comercialização.   

  • Capacitação TécnicaMercado de Energia é onde ocorre a comercialização de toda energia gerada no país, onde temos as categorias nas quais os consumidores se enquadram de acordo com a sua demanda de energia. Ele possui dois ambientes: o Mercado Livre e o Mercado Regulado.

    Imagem que explica a diferença entre mercado livre de energia eletrica e mercado regulado

É importante entender diferenças entre mercados, vantagens financeiras, classificação de consumidores e de fontes de geração de energia, ambiente físico e comercial, preço da energia, etc. 

Diante destas diferenças é fundamental o conhecimento das premissas de funcionamento do Mercado no ambiente regulado e livre  

  • RegulaçãoA capacitação envolve o conhecimento dos processos burocráticos, das leis, decretos, resoluções normativas, instruções e atos legais existentes no setor. É fundamental conhecer as instituições setoriais, como Ministério de Minas e Energia, Aneel, CCEE e NOS e sua hierarquiaO ideal é entender o histórico do mercado de energia e elencar os principais atos legais relacionados aos maiores marcos.
  • Comercial: Após ter conhecimento sobre o setor, você deve saber vender seu peixe, seja qual for a área que atuará. Neste caso, desenvolva a boa comunicação, poder de persuasão, didática e sólidos conhecimentos sobre o produto ou serviço que esteja ofertando ao mercado. 

 O desenvolvimento dessa habilidade, torna-se importante uma vez que suas oportunidades e/ou potenciais clientes, podem desconhecer o mercado de energia, sendo assim, o esclarecimento de dúvidas e abordagem clara são grandes diferenciais que transmitem confiança.   

  • Marketing: Além de saber vender, através da abordagem comercial, o profissional deve saber se divulgarCom uma capacitação em marketing, você entende como anunciar pode ser um diferencial. Utilizar as redes sociais neste caso é muito válido: Instagram, Facebook, LinkedinYoutube, Whatsapp entre outras podem abrir portas para obtenção de parcerias e/ou captação de clientes.   

 PROATIVIDADE NO MERCADO DE ENERGIA  

Ainda que o profissional seja capacitado, o poder da ação sempre prevalecerá! A teoria muitas vezes não apresenta de maneira clara os problemas e dificuldades que podem surgir. Ter proatividade é necessário, mas como?  

  • Busqucontatos e faça parceriasTalvez a divulgação de serviços/produtos através de parcerias seja uma das mais eficientes dentro do mercado de energia. Hoje, com as redes sociais, isso se tornou ainda mais fácil. Com um celular apenas, pode-se trocar experiências, elaborar conteúdo, expor ideias e pensamentos, alcançando milhares de pessoas.
  • Demonstre suas vantagensUm fenômeno interessante tem acontecido ultimamente: os profissionais que possuem um portfólio online têm a tendência de serem mais requisitados por pessoas que precisam de seus serviços.  

Um perfil online, seja no Facebook, no LinkedIn ou no Instagram, lhe servirá como um catálogo para que mais pessoas possam visualizar as soluções que você pode trazer para elas. 

Seja através das redes sociais ou com provas sociais (depoimentos de outros clientes) o profissional pode potencializar a sua credibilidade e visibilidade.  

Conte sobre cases, transmita suas atividades e realizações, seja um curso complementar ou uma reunião. Isso não só o torna diferenciado, mas chama atenção sobre soluções integradas que só você pode oferecer.  

  • Atualize-se: Acompanhe cursos online, blogs, lives de especialistas do mercado de energia. Hoje a quantidade de transmissões de conteúdo online aumentou assustadoramente, o que é muito bom. Palestras que talvez custassem uma entrada ou tempo de deslocamento, que talvez até fossem inviáveis devido à distância, hoje estão a um clique na tela. 

Inove, desenvolva mais habilidades, esteja sempre atualizado aos assuntos que podem gerar mais valor para sua atuação profissional. 

 Se tornar um bom profissional da área de energia exige dedicação, mas se você traçar metas e desenvolver minimamente estas áreas todos os dias, com certeza boas oportunidades surgirão.  

OPORTUNIDADES  

A atuação como Agente Autônomo é uma porta de entrada para o mercado de energiaeste profissional assume a responsabilidade de encontrar potenciais consumidores para o mercado livre de energia e oferecer soluções para os seus negócios. Independente da sua localidade ou estado brasileiro.  

Para saber, mais entre em contato com a 2W Energia 

Joiris Manoela Dachery, Fundadora Energês