Fale conosco

Governança Corporativa: Como reconhecer uma empresa de energia de confiança para fechar negócio?

12 de agosto de 2021

Com a cultura de foco no cliente, a 2W Energia tem como pilar o investimento nas melhores práticas de mercado para governança corporativa.

Na hora de escolher a empresa que você vai fechar negócio, a decisão precisa ser embasada em muitos fatores. Um deles é a segurança que esse fornecedor te passa.

No que diz respeito ao mercado B2B (business to business), essa preocupação é multiplicada, já que falamos de contratos de longo prazo com condições específicas de negociação.

O mercado de energia tem crescido exponencialmente no Brasil e, com suas particularidades e volatilidades de preço, a atenção aos riscos é cada dia mais colocada em pauta.

Em meio à crise energética que o país vem enfrentando, com a pior hidrologia dos últimos 90 anos, a estratégia da 2W Energia com foco no varejo, investindo em geração própria, reforçando a governança e gestão de risco ativa, mostra-se acertada e resiliente para momentos de incerteza.

Empresa de capital aberto

Em outubro de 2020, a 2W formalizou a abertura do seu capital. Desde então, passa a seguir as rígidas regras de governança e a ser supervisionada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Entre as práticas, destacamos a publicação dos seus balanços trimestralmente, todos auditados pela Ernest & Young. Além de divulgar todos os comunicados ao mercado com transparência e assertividade.

Conselho de Administração com membros independentes

Recentemente, a 2W Energia anunciou o sétimo membro do Conselho de Administração. Marcos Costa foi presidente da Alstom no Brasil e na GE Power, trazendo sua vasta experiência na implantação de projetos de geração.

Três dos sete membros são independentes. Sendo eles: Leonardo Pereira, o presidente do Conselho e ex-presidente da CVM (2012 a 2017); Ana Novaes, que atuou como diretora da CVM entre 2012 e 2014; e Luiz Mariano, sócio da Flow Executive Finders.

Comitê e Política de Risco

Outra prática implementada pela 2W Energia foi a criação de um comitê de risco, com a eleição de um Diretor Estatutário de Risco. Claudy Marcondes tem grande experiência no mercado de energia, passando por empresas como AES Brasil e Vale, e hoje tem total autonomia para monitoramento, controle e gestão de risco da companhia.

2W Energia é certificada com Selo B3

Como forma de validar seus procedimentos de monitoramento e exposição a riscos, a 2W Energia também foi certificada pela B3, recebendo o mais alto nível de certificação, o nível 3.

O processo de certificação da B3 verificou a carteira de contratos de energia da 2W Energia e exposição de risco diário (VAR) da companhia.

Foco em geração própria

Buscando segurança para os clientes e solidez no mercado, a 2W está focada na frente de geração própria de energia renovável. Em julho, a companhia concluiu a emissão de R$ 475 milhões em debêntures verdes para a construção do Projeto Anemus Wind. Com prazo de 18 anos, o financiamento permitirá a construção do parque de 138,6 MW de capacidade instalada que serão destinados para 120 empresas, sendo a sua maioria de pequenas e médias empresas no mercado livre de energia.

Com todos os recursos já equacionados para a construção do parque, a 2W assinou com a WEG o fornecimento dos 33 aerogeradores que irão compor o empreendimento. A empresa também prestará serviços de Operação & Manutenção durante 20 anos do projeto.

A operação de debêntures foi a primeira emissão de dívida para projeto no mercado brasileiro lastreada em um portfólio pulverizado de contratos de energia com pequenas e médias empresas brasileiras, com prazos que vão de 3 a 10 anos, ou seja, prazos menores do que o prazo da debênture (18 anos).

Essa operação foi certificada pela Sitawi para ser classificada como “Green Bond”, ou “Título Verde” em português, e obteve um rating de AA em escala nacional pela agência Fitch Ratings.

Essas e outras ações da 2W Energia só reforçam a sua forte atuação em Governança Corporativa para garantir segurança a todos os seus clientes e parceiros de negócio.

 

Para entender um pouco mais sobre nossas ações de sustentabilidade e governança acesse: https://2wenergia.com.br/sustentabilidade-e-governanca/

 

Fernanda Melo, Head de Marketing e Conteúdo na 2W Energia