Fale conosco

Energias Renováveis: o que são e quais os tipos?

21 de julho de 2022

Categorias:

 


ENERGIAS RENOVÁVEIS: O QUE SÃO E QUAIS OS TIPOS?


 

Você sabe o que são energias renováveis? Sabre as principais diferenças entre elas? Ou então como o Brasil se posiciona no cenário mundial de geração de energias limpas?

Segundo o Balanço Energético da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil tem se mostrado cada vez mais um local favorável para o investimento em projetos de geração renovável. Isso porque a matriz elétrica brasileira é composta por 84,8% de energias renováveis.

Neste artigo, você vai entender o que são energias renováveis, quais os principais tipos e quais as expectativas para os próximos 10 anos com relação à geração de energias renováveis no Brasil.

 

O que são energias renováveis?

As energias renováveis são aquelas geradas a partir de recursos naturais disponíveis em abundância. Isso significa que elas se renovam constantemente e podem ser usadas sem causar nenhum impacto ambiental.

Os principais exemplos de fontes renováveis são: hídrica, solar, eólica, biomassa. Conheça algumas delas:

Energia Eólica

A energia eólica é aquela gerada a partir dos ventos. Por meio de estruturas chamadas de aerogeradores (ou turbinas eólicas), a energia cinética dos ventos é capturada e, posteriormente, transformada em energia elétrica. Mas como funciona esse processo?

Em um primeiro momento, o aerogerador vai capturar a energia cinética do vento – ou seja: a energia gerado pelo movimento – através das pás. Em seguida, toda essa energia que foi captada será transferida para o gerador que fica instalado no próprio aerogerador. Esse gerador é o responsável por converter a energia mecânica em energia elétrica.

Por fim, essa energia passará por um transformador elevador de tensão (o nome já diz tudo, né?). Depois que a tensão é elevada, a energia segue para a rede elétrica para ser distribuída para todos os consumidores.

Existem dois tipos de geração de energia eólica: onshore e offshore. A diferença se dá pela sua localização de instalação. A onshore é aquela que acontece em terra firme e a offshore é aque acontece em alto mar ou perto de costas marítimas.

Um parque eólico é formado por vários aerogeradores. Anemus, nosso Parque Eólico que está sendo construído no Rio Grande do Norte, vai contar com 33 aerogeradores e sua capacidade instalada é de 138,6 MW. Clique aqui e saiba mais sobre nossos parques eólicos.

 

Energia Solar

A energia solar é aquele que vem da luz e do calor do sol. Em razão de sua matéria prima ser um recurso natural disponível em abundância, ela é considerada uma fonte sustentável e que não emite poluentes na atmosfera.

A geração de eletricidade por meio da energia solar pode acontecer por dois tipos de sistema: sistemas de energia solar fotovoltaica ou heliotérmica.

Energia Solar Fotovoltaica

Por esse sistema, a transformação da luz do sol em energia elétrica ocorre por meio de células fotovoltaicas fabricadas com materiais semicondutores. O Silício costuma ser o mais utilizado. Quando os raios solares batem nessa placa semicondutora, eles energizam o material fazendo com que eles se movimentem e gerem corrente elétrica.

Energia Solar Heliotérmica

Já a heliotérmica acontece por meio do uso de centenas ou milhares de espelhos que captam os raios rolares e refletem todos de forma concentrada em um único ponto. O ponto que recebe o reflexo desses espelhos fica fixado em um receptor que contém um líquido que, com o calor recebido, aquece e gera vapor. Esse vapor é usado como alimento para turbinas que vão gerar energia elétrica.

Energia Hidrelétrica

A energia hidrelétrica é a gerada com a transformação da energia cinética da água em energia elétrica.

Com o objetivo de aproveitar a força da água, são construídas infraestruturas hidráulicas (grandes ou não) represando a água dos rios, para obter o máximo potencial desse recurso renovável e livre de emissões.

 

Quais fontes de energia irão crescer nos próximos 10 anos?

De acordo com Plano Decenal de Expansão da Energia da EPE, que visa os próximos 10 anos, teremos uma maior diversificação da matriz elétrica brasileira, com a redução da participação hidrelétrica e aumento da capacidade instalada as fontes eólicas e solar.

O estudo também mostra o crescimento da participação das fontes renováveis em autoprodução e geração distribuída, de 8% para 17%, aumentando a capacidade instalada total de fontes renováveis na matriz elétrica.

 

Como posso contribuir para uma matriz mais limpa?

Além de ajudar o planeta, você tem muito a ganhar utilizando energias renováveis. Seja uma grande empresa ou um pequeno consumidor, todos podem implantar ou ter acesso a um sistema de energia fotovoltaica, por exemplo. Tal instalação garantirá a redução dos custos com energia elétrica.

A 2W oferece uma solução para levar economia e energia renovável para você. Com nossa solução Wave, você poderá ter isso sem precisar instalar um sistema na sua residência. Além disso, não é necessário instalação.

A planta de energia solar é nossa, a gente injeta a sua energia na rede da distribuidora e a mesma distribuidora faz esta energia chegar até você. Todo negócio é regulamentado pela ANEEL e não há qualquer prejuízo entre você e sua distribuidora local.

Saiba mais sobre a Wave e entenda como você pode fazer parte dessa demanda global de mitigar os efeitos das mudanças climáticas e ter energia gerada por fontes renováveis e limpas.

Joiris Manoela - Energês