Fale conosco

O que é Energia Eólica e como ela funciona?

4 de agosto de 2022

Categorias:


O QUE É ENERGIA EÓLICA E COMO ELA FUNCIONA?


A energia eólica é uma das três principais fontes de geração de energia elétrica no Brasil, junto com as fontes hídrica e térmica.

Uma das principais vantagens dessa fonte, é que ela é limpa e renovável. Essas vantagens sustentáveis a posicionam como uma fonte cada vez mais presente em nosso país.

A energia eólica é gerada em usinas ou parques eólicos. Você já foi visitar um Parque Eólico? Sabe como é realizado o aproveitado dos ventos para geração de energia? Entende o que é a energia eólica? Continue nesse artigo que vou te explicar tudo, e ainda te mostrar um parque que a 2W Energia está construindo no Rio grande do Norte, que vai levar energia elétrica para cerca de 365 mil residências.

 

O que é energia eólica? 

A energia eólica é advinda de um dos recursos naturais mais abundantes: os ventos.

A partir da transformação da energia cinética do ar em movimento, ocorre a conversão em energia elétrica através dos aerogeradores, que são as turbinas eólicas.

Assim, dois pontos fundamentais para a viabilidade de uma central de geração eólica são: o comportamento do vento local e o aerogerador utilizado.

Além disso, vale dizer que existem dois sítios onde a geração de energia eólica é possível, que são: onshore e offshore.

A diferença se dá pela sua localização de instalação.

As turbinas eólicas instaladas na terra/continente são denominadas de energia eólica onshore, são as existentes no Brasil. Já as usinas em oceanos, alto mar e/ou perto de costas marítimas são denominadas de energia eólica offshore.

Como funciona a energia eólica?

Vamos entender como funciona a geração de energia eólica. Vejamos o passo a passo abaixo:

Lendo a imagem da esquerda para a direita podemos entender que:

1. Primeiro o aerogerador irá capturar a energia cinética do vento através das pás;

2. Essa energia captada será transferida pelo eixo do rotor até o gerador;

3. O gerador é o responsável por converter a energia mecânica em elétrica;

4. Por fim, essa energia passará por um transformador elevador de tensão e em seguida irá para a rede elétrica, para ser distribuída para todos nós.

 

A importância da energia eólica

O Brasil possui hoje fator de capacidade do Mundo para geração de energia eólica, que corresponde a 40,6%, conforme dados de 2020 da ABEEÓLICA, em contrapartida a média mundial, que é de 34%.

Desse modo, o Brasil é o 6° maior produtor mundial de energia eólica onshore.

E a expectativa é continuar crescendo. Segundo a Abeeólica, até 2026, o país pode chegar a pelo menos 33 GW de capacidade instalada, considerando os contratos já assinados.

A 2W Energia, conta com projetos para geração de energia eólica. Desses,  Parque Eólico Anemus, encontra-se em fase de instalação.

O parque está localizado no Rio Grande do Norte com capacidade instalada de 138,6 MW.

 

Esses e tantos outros parques eólicos contribuem para a mitigação dos gases de efeito estufa, construção de postos de trabalho e investimento para o país.

Agora, se você quer conhecer mais sobre nossos projetos de geração de energia,  clique aqui.

Até breve!

 

Joi e 2W.

Joiris Manoela - Energês