Fale conosco

Tudo o que você precisa saber o Sistema Interligado Nacional

12 de fevereiro de 2021

O Brasil é o 5º maior país do mundo, e com muita diversidade de clima. Algumas regiões têm grande fluxo hidrográfico, enquanto em outras predomina o clima seco. Por isso, gerar e levar eletricidade para todos os brasileiros é um grande desafio no mercado de energia. 

Para essa organização, existe toda uma complexidade para garantir que não falte energia em nenhum lugar. A energia que um consumidor recebe em sua casa no Sudeste pode ter sido gerada no Norte, por exemplo. Toda essa conexão entre geração e consumidores de energia formam o que chamamos de Sistema Interligado Nacional (SIN). 

O que é Sistema Interligado Nacional?

Em linhas gerais, o Sistema Interligado Nacional é uma grande rede de conexões entre geração, transmissão e distribuição até as unidades consumidoras de energia. Ele é responsável por conectar os submercados, que são classificados em: 

  • Sudeste/Centro-Oeste 
  • Sul 
  • Norte 
  • Nordeste  

Cada um tem as suas particularidades de carga, perfil de consumo e tamanho. E, por isso, o preço da energia pode variar entre cada submercado.  

Esse sistema garante que o caminho da energia seja realizado com sucesso. Você sabe como a eletricidade chega na sua casa? Explicamos no vídeo abaixo: 

Qual a importância do Sistema Interligado Nacional?

Sistema Interligado Nacional é o que garante o abastecimento de energia em todos os submercados. 

Assim, se por algum motivo, a energia de uma região falhar, ela não ficará desamparada! Graças ao SIN é possível levar a energia produzida de outro lugar para a localidade sem eletricidade. 

Portanto, todas essas integrações dos recursos de transmissão e geração de energia garantem segurança e estabilidade no mercado. 

Expansão do Sistema Interligado Nacional

Hoje, os submercados, são conectados por uma malha de transmissão de mais de 170 mil Km, mas as expectativas para os próximos anos é que essa rede aumente ainda mais. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o Sistema Interligado Nacional terá um acréscimo de 4.027 km de linhas de transmissão, em sua grande maioria de 230 kV, como mostrado na imagem abaixo:

Linhas de Transmissão
Linhas de Transmissão

As linhas pontilhadas mostram a malha de transmissão projetada para o futuro, horizonte 2024. Isso só nos mostra a expansão do mercado de energia, que atenderá cada vez mais áreas do Brasil. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais E para ficar por dentro do que acontece no mercado de energia e na 2W, siga nossos canais: Facebook, InstagramLinkedin, Youtube e Twitter 

2W Energia