Fale conosco

Apagão no Amapá: entenda como isso pode afetar a sua fatura

17 de novembro de 2020

No início do mês o Estado do Amapá sofreu uma grande queda de energia, devido um incêndio na subestação elétrica localizada na capital, Macapá.  

Tal subestação é a principal fornecedora de energia do estado, fazendo com que o incidente afetasse 13 das 16 cidades do Amapá. Esse incêndio não só cortou a energia, como também prejudicou o fornecimento de água e na manutenção dos alimentos.  

E onde você entra na história?

Para solucionar essa falta de energia que afeta 89% do estado, parte das despesas serão pagas por todos brasileiros. Esse valor arrecadado será usado para contratação emergencial de usinas térmicas para restabelecimento do serviço. 

Esses custos adicionais na sua fatura, serão aplicados por meio da Encargo de Serviços do Sistema (ESS), que serve para manter a estabilidade do sistema elétrico. O montante será rateado entre todos os consumidores atendidos pelas distribuidoras, tanto os residenciais quanto os que fazem parte do Mercado Livre.  

O valor total ainda não está definido e dependerá da quantidade de energia, do tempo que esse acionamento será necessário e do custo do combustível que será usado pelas usinas. 

Quer conhecer mais sobre o mercado de energia? Então siga a 2W Energia nas redes sociais: Facebook, InstagramLikedin, Youtube e Twitter 

 

2W Energia