Fale conosco

ANEEL aprova cobrança extra na conta de luz

1 de dezembro de 2020

Categorias:

Em Maio deste a ANEEL havia informado que, devido a pandemia e seus efeitos, não seria cobrado taxas extras nas faturas de luz dos brasileiros até o dia 31 de Dezembro. Porém essa decisão foi revogada. 

A partir de hoje as contas de luz virão mais caras, com a aplicação da bandeira vermelha patamar 2, cujo valor é o maior no sistema de bandeiras da agência, R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Confira o vídeo abaixo para entender melhor o funcionamento das bandeiras tarifárias. 

Motivo da Cobrança Extra

Apesar do Brasil ainda seguir em pandemia, o consumo de energia já voltou aos patamares pré-crise. Porém, de acordo com a ANEEL, a oferta de energia está comprometida devido os baixos níveis dos reservatórios. Assim, o mecanismo da bandeira voltou a ser necessário no entendimento do órgão. 

“Essa condição de oferta adversa, somada à tendência de recuperação de carga da energia aos patamares pré-crise, são indícios concretos de que o mecanismo das bandeiras já merece ser restabelecido e a curto prazo” afirmou Diretor da ANEEL, Efrain Pereira da Cruz 

E isso afeta o Mercado Livre?

Não, para os consumidores do mercado livre de energia essa decisão não afetará as contas de luz. Isso porque no ACL, o contrato e os valores a serem pagos já são definidos com a empresa comercializadora, ou seja, você fica isento das bandeiras tarifárias.  

Esse é só uma das várias vantagens que o mercado livre oferece, clique aqui e conheça 10 benefícios do ACL 

Para ficar sempre por dentro das principais atualizações do mercado de energia, siga nossas redes sociais: Facebook, InstagramLinkedin, Youtube e Twitter 

2W Energia